Participação do Brasil Confirmada na Bienal de Dança na África

O evento ocorrerá durante a 10ª edição do Kinani - Plataforma Internacional de Dança Contemporânea, na cidade de Maputo,

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), através do Instituto Bem Cultural, promoverá a participação de 12 programadores de festivais de dança ou multiartísticos de diversas regiões do Brasil na Bienal de Dança na África. O evento ocorrerá durante a 10ª edição do Kinani - Plataforma Internacional de Dança Contemporânea, na cidade de Maputo, capital de Moçambique, a partir do dia 20 até o próximo dia 26.

Esta iniciativa é uma das ações inaugurais do Programa de Internacionalização das Artes, em construção pela Funarte em colaboração com o Ministério da Cultura, no contexto da Política Nacional das Artes.

A presidente da Funarte, Maria Marighella, realizará duas apresentações durante o evento. A primeira ocorrerá no dia 23, às 10h, no Painel Sul Sul, na Galeria do Porto de Maputo. A segunda será na mesa Funarte Brasil-Conexões Internacionais, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, no dia 25, às 10h.

Maria Marighella e o diretor de Artes Cênicas da fundação, Rui Moreira, acompanharão o grupo de programadores brasileiros, apresentando seus respectivos festivais de dança ou trabalhos independentes, bem como os espetáculos de 20 artistas e coletivos indicados, representados pelos gestores no evento.

A presidente da Funarte destaca o objetivo da instituição em cooperar na construção de estratégias para ampliar a interação entre profissionais e projetos de diferentes países, promovendo cooperações e fortalecendo laços bilaterais.

O encontro de programadores em Moçambique visa fortalecer a linguagem da dança como ato cultural, artístico, socioeconômico e político, tornando perceptível o estágio atual da criação contemporânea de dança, conforme informado pela assessoria de imprensa da Funarte.

A programação acontecerá em diversos centros culturais e espaços alternativos da capital moçambicana, incluindo a Praça da Independência, Jardim Tunduru, Centro Cultural Franco-Moçambicano, Galeria do Porto de Maputo, Teatro Avenida, entre outros.

A delegação apoiada pela Funarte é composta por programadores que representam a diversidade brasileira, incluindo participantes de festivais de Manaus, Teresina, Fortaleza, Itacaré (BA), Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.