Vice-presidente boliviano propõe retomada da União de Nações Sul-Americanas (Unasul)

O vice-presidente elogiou o interesse do Brasil em participar do Instituto Ibero-americano de Línguas Indígenas, destaca

O vice-presidente da Bolívia, David Choquehuanca, expressou, nesta sexta-feira (17), ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a necessidade de reativar a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Choquehuanca destacou a importância desse espaço de integração, indo além do Mercosul e da Colômbia Andina, e ressaltou a necessidade de fortalecer esses vínculos para abordar questões conjuntas de forma colaborativa.

O vice-presidente elogiou o interesse do Brasil em participar do Instituto Ibero-americano de Línguas Indígenas, destacando a preservação das línguas indígenas e o renascimento desses códigos em meio à crise global do capitalismo.

A visita do vice-presidente boliviano ao Brasil também abordou temas como a importância de respeitar as comunidades brasileiras na Bolívia e bolivianos no Brasil, além de destacar a cooperação bilateral em áreas como energia, infraestrutura e segurança, incluindo o combate ao narcotráfico na fronteira.

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, enfatizou a parceria histórica entre Brasil e Bolívia, destacando projetos conjuntos, como a construção da ponte sobre o Rio Mamoré e a cooperação na área de segurança, incluindo a capacitação em vigilância aérea.

A Bolívia é o país com a maior fronteira terrestre compartilhada com o Brasil, ultrapassando 3,4 mil quilômetros, e ambos os países mantêm uma parceria comercial significativa, com uma corrente de comércio bilateral que totalizou mais de US$ 3,6 bilhões em 2022.